domingo, 13 de março de 2011

Esclarecimentos - Plágio


Boa tarde amigos leitores, aqui quem fala é o Raul.
Venho falar em nome de todos os Meninos Secretos, de um assunto delicado.
Desde ontem, temos recebido muitas mensagens e emails de nossos leitores indignados com o blog Meninos Apimentados. O blog está nesse endereço aqui e administrava o twitter @appimentados que está aparentemente suspenso.
Veja um print abaixo:
pois bem, vamos às ACUSAÇÕES que recebemos por email:

1º os termos usados para idealizar o blog são idênticos ao nosso, como por exemplo "meninos que amam meninos" e "meninos apimentados".

2º O pseudônimo que o autor do blog utiliza é Lipe ^^ muito similar ao de que o Fê usa, que é Fê^^. A similaridade fica pela origem do nome.

3º (talvez seja a mais coerente) no blog dos apimentados há uma postagem com o título: "Mentirinhas Apimentadas" que pode ser conferida aqui e está datada de 09/03/2011, quarta-feira passada. A questão é que acusaram que este post é idêntico ao postado aqui no nosso blog em 19/02/2010 e pode ser visualizado aqui que se chama "Mentiras Cotidianas".

4º uma outra "denúncia" que recebemos foi a de que a apresentação que o autor dos apimentados faz é muito similar textualmente à utilizada por nós aqui no blog, há mais de um ano atrás. A nossa apresentação pode ser vista aqui e a dele aqui. Alguns leitores colaram frases inteiras de nossos textos que foram copiadas ou "adaptadas", como por exemplo "Um tipo de cara que tem disposição pra falar de filmes holandeses às 03:30 da madrugada" ( no blog dos apimentados o termo holandeses foi substituído por franceses).

Pois então vamos aos NOSSOS PARECERES:

-Agradecemos aos leitores atentos que nos informaram e ficamos muito gratos por terem se sentido injustiçados em nosso nome. Agradecemos também a disponibilidade para mandar os emails e mensagens tão minuciosos (sobretudo nosso leitor JU** que mandou vários emails).
-Nos desculpamos por apagar várias mensagens deixadas na nossa cbox e não publicar vários comentários, pois queríamos ter um consenso do grupo antes de deixar o fato vir à tona.

sobra as acusações:

a 1ª e a 2ª são acusações vagas. O nosso amigo autor do "Meninos Apimentados" pode ter tido uma grande coincidência na hora da escolha do nome do blog, alguns termos e do sue pseudônimo. Pode parecer malicioso, mas é algo comum com quem trabalha com criação (vide inúmeros casos de acusação de plágio pela mídia).

Quanto à 3ª acusação, nós mesmo já havíamos notado a tentativa de "parafrasear" o nosso blog por parte do nosso amigo dos apimentados, mas encaramos como uma inspiração no nosso. Chegamos a postar um comentário na postagem relatada pedindo alguns créditos de citação. O autor do blog Meninos Apimentados não se manifestou formalmente. Achamos que pode ter sido um descuido em não nos citar ou talvez medo das comparações. ENTENDEMOS a posição de nosso amigo e apoiamos o blog dele. Encaramos como uma inspiração ao nosso e nós mesmo já dissemos isso a ele. Encaramos também como um elogio ao nosso texto, pois sentiu-se a necessidade de refazê-lo igualmente foi postado por nós.

Quanto à 4ª acusação, fazemos de novo uso das palavras utilizadas na explicação acima e também afirmamos que já havíamos notado às semelhanças.

Finalmente dissemos ao nosso amigo autor dos Meninos Apimentados que apoiamos o blog dele e não consideramos plágio. Consideramos uma inspiração que foi descuidadosamente não mencionada. Apenas sentimos muito pelo ocorrido e nos disponibilizamos para auxiliar o nosso amigo no que for preciso em seu blog.

Atenciosamente,

Raul, Fê^^, Luan e Pedro.


Nenhum comentário: